A China tem desde Dezembro de 2007 tantos utilizadores de Internet quanto os Estados Unidos, ultrapassando os 210 milhões de pessoas, preparando-se para ser o país do Mundo com mais internautas, informa hoje a imprensa estatal chinesa.
Entre Outubro e Dezembro de 2007, o número de utilizadores saltou dos 172 para os 210 milhões, segundo cálculos da Sociedade para a Internet na China e do Centro de Pesquisa de Informação sobre Internet na China, que a agência noticiosa oficial chinesa hoje divulga.
Segundo a agência Nova China, o número de utilizadores chineses de Internet aumentou 18 por cento, só em 2007, e a margem de crescimento é ainda muito grande até que a China ultrapasse de vez os Estados Unidos e se transforme na maior potência mundial em termos de utilizadores da Internet.
Um total de 84% da população chinesa não utiliza ainda a Internet, segundo os cálculos da Sociedade para a Internet na China e do Centro de Pesquisa de Informação sobre Internet na China.
Estatísticas anteriores demonstram que a Internet chinesa tem cerca de 9,18 milhões de domínios registados, incluindo 6,15 milhões terminados em «.cn», de China, segundo o estudo.
A China tem também 1,31 milhões de portais, com os domínios «.cn» a crescer 137 por cento, atingindo os 810.000, superando pela primeira vez os domínios «.com».
Apesar da cada vez maior utilização da Internet, que o governo promove para fins educativos e comerciais, Pequim vem também intensificando o controlo sobre os conteúdos na rede que considera subversivos.
De acordo com analistas do sector, entre 30 e 40.000 polícias chineses trabalham em contínuo na aplicação do sistema de censura chinês sobre a rede, conhecido como o «Grande Firewall da China».
Segundo um relatório de 2006 do Centro Nacional de Crianças da China, 13 por cento dos 18 milhões de utilizadores chineses com menos de 18 anos são viciados na Internet.
Fonte: Diário Digital/Lusa (15 Janeiro 2008)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário